Contos e Lendas
Calheta de São Jorge – Ilha de São Miguel
A vingança do Espírito Santo
Comecemos por cima, pela vila do Topo, na acçoriana ilha de São Jorge. Aí vivia um casal que, depois de ter organizado a sua vida, pretendia ter um filho. Só que a criança não aparecia, o que lhe provocava imenso desgosto. E marido e mulher acabaram por conjacturar que algum pecado haviam feito para o Espírito Santo os não alegrar com uma criança.
- Pois, se tu engravidares, prometemos ao Espírito Santo o gasto do domingo da Trindade disse o homem.
Assim, passado algum tempo, a mulher engravidou. A partir daí, cheios de alegria, não pensaram noutra coisa senão no gasto que dariam nas próximas festas ao seu protector Espírito Santo. E, correndo as vizinhanças, o homem encontrou quem lhe vendesse um possante boi,.
Foi a um criador de gado bravo, que não lhe fez qualquer recomendação sobre o animal. Assim, o futuro pai levou o boi para casa e meteu-o no curral. Porém, o boi estava habituado a andar em liberdade e, furioso de se ver ali trancado, desatou aos coices e às marradas, rebentando com tudo.
Furioso com os estragos, o homem agarrou numa foicinha e desatou a dar com ela no focinho do bicho, que, ensanguentado acabou por acalmar. Mesmo assim, o homem também só serenou por suplicas da esposa. Mas ainda lhe respondeu:
- Não faz mal, mulher, que o boi é para o Espírito Santo e já está pago!
Assim, cumprindo-se os nove meses do costume, a criança nasceu. Era uma menina. Mas com um senão. O rosto da bebé estava marcado pelas cicatrizes dos golpes e pancadas que o pai tinha dado no boi. Parecia a vingança do Espírito Santo, pensou logo a esposa.
Cheios de sofrimento, os pais da menina nada puderam fazer, a não ser mastigar os seus remorsos a vida inteira. E a mocinha foi criada às escondidas das pessoas do Topo, usando sempre um lenço ou um xaile a esconder-lhe o rosto.
A Canada do Inferno
- E agora os leitores saberão da Canada do Inferno, que para esse lugar da freguesia da Ribeira Seca há também uma lenda. E ela conta que um homem dali, com fama de honrado, foi convocado a ir ao tribunal acusado da morte de um homem. O julgamento era em Velas, a uns 30 km da sua terra. Lá foi, chegou a tempo, jurou falso e fez condenar um desgraçado que nada tinha com o assunto. Regressando a casa, passando pela Canada, viu-se cercado pelo fogo do inferno. Aflito, apelou a Nossa Senhora, prometendo-lhe remediar o falso juramento e construir uma ermida em sua honra naquele mesmo sítio.
E Nossa Senhora apesar de tudo, condoeu-se do homem e apagou o fogo do inferno, fazendo desaparecer os espíritos do mal que o queriam apanhar. Grato, o homem entendeu cumprir de imedato a promessa e foi logo ao tribunal reabrir o processo e fazer que o inocente fosse libertado e que o prendessem a ele. Entretanto, deixou instruções para a construção da ermida. Hoje, ainda lá estão as ruínas. Mas o lugar é que não se livrou de passar a ser conhecido pela Canada do Inferno!